Aprenda como acelerar seu metabolismo e emagrecer

Tempo de leitura: 3 minutos

Já se deparou com familiares, amigos ou conhecidos que passavam o dia todo se alimentando, ou comiam grandes quantidades todas as vezes e mesmo assim não tinham problemas com sobrepeso? E o que falar daqueles casos em que as pessoas não possuem o hábito de comer exageradamente, mas mesmo assim não conseguem manter o peso ideal?

Foto: (c) Can Stock Photo

Esse grande mistério para muitos pode ser apenas uma questão simples: todos nós possuimos um metabolismo característico, que em algumas pessoas se apresenta mais acelarado ou retardado, o que faz com que seja mais fácil ou mais difícil perder peso.

Embora o metabolismo mais demorado seja uma característica do nosso organismo, é possível torná-lo mais acelerado.

O que é?

O metabolismo se resume a um conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes da célula, com relação direta com a taxa de calorias queimadas pelo organismo.

Quando a pessoa tem um metabolismo lento, ela tem dificuldades para emagrecer, enquanto aquelas pessoas que têm as calorias queimadas mais rapidamente possuem melhor forma física e conseguem mantê-la com facilidade.

Fatores da causa

É possível apontar fatores como idade, genética, peso, sexo e inclusive temperatura ambiente como agentes que influenciam o metabolismo, ou a maior ou menor perda de energia. Porém, com algumas mudanças e hábitos do dia a dia é possível manipular a ação desses agentes. Uma das formas é definir um tempo menor entre cada refeição, já que quanto mais tempo você passa sem comer, mais lento o metabolismo será.

Como acelerar

Falta de água no organismo também torna o metabolismo lento, uma vez que o líquido é de extrema importância no transporte de hormônios, vitaminas e minerais. Além disso, a água torna mais fácil o trânsito intestinal e a eliminação das toxinas. Por isso, é importante ingerir sempre uma boa quantidade de água ao longo do dia, algo em torno de 2 litros.

Mastigar bem os alimentos, comer devagar e diminuir a quantidade de gordura ingerida, assim como alimentos ricos em açúcar e farinhas refinadas também ajudam a estimular o metabolismo.

Praticar exercícios físicos, de preferência os aeróbicos como caminhada, esteira, bicicleta, ciclismo e natação também auxiliam no aceleramento do metabolismo; ao praticar atividades físicas regularmente, é possível transformar a glicose e a gordura em energia.

Alimentos termogênicos

Além das dicas acima, você pode acelerar seu metabolismo por meio de alimentos termogênicos, que precisam de mais energia para serem digeridos e, por isso, levam o metabolismo a aumentar seu ritmo e gastar mais energia no processo. Com um efeito chamado térmico, esses alimentos são caracterizados por acelerar o metabolismo e aumentar a temperatura do corpo, fatores que ajudam na perda de peso.

Para que esses alimentos possam ter um resultado significativo no metabolismo, porém, é preciso que eles sejam ingeridos com regularidade, com uma quantidade varíavel, de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Se você possui problemas cardíacos ou problemas na tireóide, esses alimentos não são indicados. Por isso, é importante que antes de utilizá-los você consulte um nutricionista.

Conheça alguns destes alimentos: gengibre, canela, linhaça, brócolis, laranja, óleo de coco, vinagre de maçã, cafeína, chá verde, pimenta vermelha, couve e abacaxi.

Confira mais dicas como esta em nosso e-book grátis!

Descubra Como Emagrecer e Manter Forma com 17 Dicas Infalíveis

Envie seu Nome e E-mail Para Baixar o
E-Book GRATUITO>